segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Turismo sustentável

O período de férias estão chegando ao final para muita gente, mas algumas pessoas descansam em outros períodos do ano. Então, as dicas abaixo servem para qualquer época, e devem ser seguidas para um descanso agradável tanto para o visitante como para o visitado:

Viaje leve:
Ao viajar com pouca bagagem, você poderá mais facilmente deslocar-se em veículos pequenos, utilizar ônibus e trens, andar de bicicleta ou a pé. Além da economia de combustível e do menor impacto ambiental, você poderá ter um convívio mais estreito com o povo e com os costumes locais.

Racionalize o consumo de água e energia:
Nos hotéis, reutilize as toalhas e roupas de cama, dispensando a troca diária. Apague as luzes e desligue o ar condicionado e outros aparelhos elétricos antes de sair do quarto. Não use sabão ou detergente quando usar fontes naturais de água.

Siga as trilhas e cuidado com o lixo:
Nos passeios, circule apenas em locais permitidos à visitação. Jogue o lixo exclusivamente em locais apropriados e pratique a coleta seletiva quando houver esta alternativa. Deixe os locais como você os encontrou: leve apenas fotos e boas recordações.

Prefira alimentos e artigos locais, chame guias nativos:
Pratos típicos, artesanato local e todo tipo de artigos produzidos localmente resumem a cultura do destino visitado. Respeite-as e fortaleça a identidade de suas populações por meio de seu consumo desses bens. Aproveite melhor os passeios em companhia de guias nativos que conhecem melhor que ninguém os melhores pontos para pesca, natação etc. Eles se sentem reconhecidos, além de verem na atividade uma forma de geração de renda de maneira sustentável.

Planeje seus gastos:
Faça um orçamento de viagem que seja compatível com suas possibilidades, incluindo os gastos com pequenas despesas e a eventual compra de lembranças e presentes. Não ultrapasse o planejado, tomando cuidado especial com o uso excessivo de cartões de crédito, evitando trazer dívidas de viagem ao voltar para casa.

Fonte: Instituto Akatu

Saiba mais sobre o turismo consciente:

Turismo Consciente

PROECOTUR - Programa de Turismo Sustentável na Amazônia

Créditos: Ambiente e etc.

Seja o primeiro a comentar

Atenção! Esse blog é pura fantasia de uma utopia! As postagens não expressam a opinião da autora.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO