segunda-feira, 13 de abril de 2009

Mito ou verdade: remédio vencido fica sem efeito?

Por Cristina Almeida
special para o UOL Ciência e Saúde
VERDADE. O medicamento vencido pode perder sua efetividade.

Xarope, descongestionante nasal, colírio e medicamentos para problemas no ouvido, por exemplo, perdem o efeito depois de abertos no prazo de um mês. Já os medicamentos que vêm em blisters (típicas embalages de comprimidos em cartelas), têm o prazo de validade fornecido pela indústria, identificados na caixa. Esse prazo é sugerido após vários testes. Assim que o medicamento ultrapassar a data estipulada, não há como garantir que o medicamento terá o efeito terapêutico.






Raquel Rizzi, farmacêutica e presidente do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP), esclarece que, em ambos os casos, não há como garantir a eficácia dos medicamentos se eles forem armazenados no banheiro ou em locais próximos a janelas (com incidência de raios solares) ou úmidos.

Vale destacar que os medicamentos não devem ser deixados em cima de microondas, forno elétrico, geladeira e televisão. O melhor local para armazená-los são os locais secos, que não sofram grandes alterações de temperatura, longe dos raios solares e fora do alcance das crianças, como reitera a especialista.

Rizzi aproveita para fazer outras recomendações em relação ao cuidado com os medicamentos:

- evite deixar os remédios no carro, principalmente no porta-luvas ou dentro de bolsas em estacionamento aberto, expostos ao sol;

- não triture o medicamento para misturá-lo com os alimentos, o que pode gerar interações provocando diferença na atuação do medicamento;

- não abra as cápsulas para dissolver em água, pois isso pode alterar o efeito do medicamento;

- ao adquirir o medicamento, o usuário deve verificar o prazo de validade, que está impresso na caixinha. O medicamento deve ser válido, no mínimo, pelo período de tratamento.

Créditos: UOL Ciência e Saúde

Seja o primeiro a comentar

Atenção! Esse blog é pura fantasia de uma utopia! As postagens não expressam a opinião da autora.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO