domingo, 8 de março de 2009

Dia Internacional da Mulher - 08/03

Não basta olhar um dia por ano para as mulheres na nossa vida e presenteá-las com uma flor, um chocolate ou uma jóia. As mulheres, além de mimadas têm de ser valorizadas.

Muitos se perguntam se esse Dia Internacional da Mulher é realmente necessário. Porque não um dia do homem também?

O problema é que vivemos numa sociedade extremamente machista. Em muitos pontos a mulher conseguiu emancipação nas últimas décadas, mas continuamos a assistir a inúmeras histórias repetidas de violência doméstica onde homens agridem as mulheres que são, sempre foram e vão continuar a ser o pilar da família, a base de toda esta sociedade, ainda que machista.

As mulheres continuam a ser discriminadas nos empregos, recebendo, em média, um salário mais baixo que os homens para a mesma função e a terem que batalhar muito mais do que os homens para progredir nas suas carreiras.

Continuam a existir empregadores que perguntam antes de contratar uma mulher se ela está a pensar em ser mãe, ou se já é, recusando contratá-las quando elas querem acumular o papel de mãe com o de mulher trabalhadora

Há ainda uns vermes que despedem as trabalhadoras grávidas, não lhes renovando contratos ou simplesmente inventando razões para um despedimento de justa causa.

As mulheres continuam a ser discriminadas e penalizadas pelo seu papel mais bonito e mais importante, a maternidade!

É por isso que eu digo que é necessário muito mais do que oferecer um belo presente para as mulheres nesse dia. É preciso lutar! É preciso fazê-lo todos os dias.

Elisangela Morais

Feliz Dia da Mulher! :D

1 Comentário:

Amilton - www.interamil.net disse...

Olá... Um Feliz Dia Internacional da Mulher pra você! Acho que a mulher deve ser sempre lembrada, mimada e idolatrada TODOS OS DIAS. Essa discriminação que existe contra a mulher, seja no trabalho, em casa, num bar ou qualquer outro lugar, é totalmente sem lógica nenhuma. Talvez isso aconteça por uma questão de medo das mulheres destronarem os homens. Vai da competência de cada um!
Abs,
Amilton.

Atenção! Esse blog é pura fantasia de uma utopia! As postagens não expressam a opinião da autora.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO