sábado, 28 de março de 2009

Cuidado com as micoses

Reis da umidade


Verão é época de praia, areia, sol, mar e biquíni molhado. Se os fungos tivessem ouvidos gritariam: "Obaaa!". Eles, esses seres invisíveis que podem azucrinar as suas férias, adoram umidade e tempo quente. Portanto, lugares como praia e piscina são perfeitos para que se desenvolvam. Na maioria das vezes, as infecções aparecem por causa de alguns pequenos descuidos. A areia, por exemplo, é um lugar propício para focos de fungos. Bordas de piscinas e banheiras coletivas, como o ofurô, também. Então, é importante evitar sentar-se diretamente sobre essas superfícies.

Cândida, A MALVADA

Corrimento com aparência de leite coalhado, coceira e dor durante as relações sexuais? É a candidíase a líder absoluta no rol das infecções mais comuns. A doença não é de transmissão exclusivamente sexual. "Algumas pessoas são mais predispostas a desenvolver o fungo da cândida. Depende de fatores como o ph da vagina, a resistência do organismo e as defesas na região vaginal", explica a dermatologista Mônica Carvalho. De qualquer forma, a candidíase pode, sim, ser contraída em pequenos vacilos. Em pleno calorão, todo o corpo pode ser acometido por micoses.

PELO CORPO

Doenças de pele começam com uma lesão vermelha que descama e coça. Nos pés, aparecem o pé-de-atleta e as frieiras. Nas unhas, instala-se a onicomicose, uma doença que dói muuuito e deixa as pontas dos dedos feias e amareladas. Estresse, sol e falta de higiene facilitam a manifestação de micoses. O suor aumenta nos dias quentes e o contato com a água faz com que a pele fique úmida por mais tempo. E atenção! Caso as micoses apareçam em qualquer parte do corpo, o melhor é correr para o médico. Só um tratamento adequado pode impedir a propagação
desses fungos.

Seque ao sol

Lavar as calcinhas do jeito errado também pode provocar micoses. Em vez de esfregar com sabonete, é bem melhor usar sabão em pó ou de coco, próprios para a limpeza de roupas. Outro item importante é a maneira de secá-las. Nada de deixar a calcinha pendurada no box do banheiro. Fungos são chegados em umidade! Secá-las ao sol ou passar com ferro quente também é uma medida eficiente para eliminá-los.

Livre-se deles!

. É melhor sentar-se em uma canga ou toalha que diretamente na areia.
. Lembre-se sempre de usar camisinha.
. Absorventes internos devem ser trocados de três em três horas.
. Quando sair do mar, tome uma ducha de água doce, lave-se bem e ponha
um biquíni seco.
. Aproveite o verão para usar menos jeans e mais tecidos leves.
. Prefira calcinhas de algodão ao invés das sintéticas.
. Evite ficar com o biquíni molhado.
. Evite dividir toalhas e biquínis.

Recebi por e-mail.

Seja o primeiro a comentar

Atenção! Esse blog é pura fantasia de uma utopia! As postagens não expressam a opinião da autora.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO