quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Dez passos para viver uma vida saudável

Por Jornal Hoje / TV Globo

1) Faça pelo menos três refeições (café, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia.

2) Consuma diariamente seis porções de cereais (arroz, milho, pães, massas) e tubérculos (batatas e raízes, como a mandioca)

3) Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras nas refeições, e pelo menos três frutas nos lanches ou como sobremesa.

4) Coma arroz e feijão pelo menos cinco dias por semana.

5) Consuma diariamente três porções de leite ou derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Tire a gordura das carnes antes do preparo.

6) Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina, e procure aqueles com menos gordura trans.

7) Evite refrigerantes e sucos industrializados, biscoitos recheados e sobremesas prontas.

8) Diminua a quantidade de sal na comida e tire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com alto teor de sódio.

9) Beba de seis a oito copos de água por dia, de preferência nos intervalos das refeições.

10) Mantenha o peso dentro dos seus limites saudáveis. Para isso, evite o fumo e as bebidas alcoólicas e faça - pelo menos - 30 minutos de atividade física todos os dias.

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