quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Dicas ao adquirir sua casa própria

Aqui vai uma lista do que se deve observar ao adquirir um imóvel para avaliar a qualidade do mesmo.

cerâmicas com defeitos: Um bom jeito de baixar o custo da obra é colocar pisos e azulejos de 2ª linha (com pequenos defeitos), e como as contrutoras não são burras elas tentam esconder isso colocando as peças com defeito em locais longe dos olhos (bem próximo ao chão ou ao teto), leve um banquinho aos banheiros e cozinha suba nele e dê uma olhada minunciosa.

cerâmicas mal colocadas:Use a chave do carro ou algum outro objeto duro e bata em alguns azulejos e no piso para ver se não escuta um barulho oco, se escutar é por que a colocação foi mal feita e eles estão fadados a quebrar ou cair.

massa corrida/pintura: esse teste é bom fazer quando já está escurescendo, com uma lanterna encostada paralelamente à parede é possível verificar deformidades na massa corrida, bem como defeitos e remendos na pintura.

alinhamento das paredes: encoste uma ripa ou régua, com mais de 1 metro, em algumas paredes e veja se não se formam vãosentre a parede e a ripa.

esgoto: Normalmente as conexões de esgoto de lava-louças e máquina de lavar são fechadas durante a obra para evitar a entrada de detritos, depois de pronta não se acanhe em pedir para abrir e ver se volta cheiro de esgoto. Se estiver cheirando mal pode ser sinal de que há problema com sifão, as vezes só é detectado depois que você estiver morando. Na pia da cozinha não se preocupe, o sifão é colocado logo abaixo da cuba.

instalação elétrica: abra a portinha do quadro de disjuntores, se estiverem todos identificados é um bom sinal, se não peça se existe identificação disponível.

pontos de luz: é interessante olhar para alguns dos pontos de luz (aqueles buracos no teto onde vão as luminárias) e ver a profundidade até o local para fixar os parafusos (quanto menor melhor), bem como o acesso desobstruído ao local para fixar os parafusos.

degraus: se a casa que você está de olho tiver escadas verifique se os degraus tem todos a mesma altura. Com um pedaço de pau meça uns 8 degraus por andar aleatoriamente, não deve haver diferença entre eles.

portas: portas devem fechar apenas empurrando com o dedo (mindinho de preferência), puxe de volta para ver se travou mesmo. Se você tiver que usar força para fechar é sinal de que elas estão ou mal colocadas, ou empenadas.

insolação: o melhor é sempre a face norte, ou seja, vá para o lado que deve ter maior insolação (normalmente janelas dos quartos) e se vire para a casa, o sol deve nascer na sua esquerda e se por na sua direita.

o teste da água: em locais “molhados”, como banheiro, varandas, lavanderia, etc… verifique se o piso é inclinado em direção ao ralo. Jogue água no canto oposto ao do ralo e verifique se a água não empoça antes de chegar ao ralo.

Se você tiver outras dicas, não deixe de incluí-las nos comentários.

Crédito: Vicente

Seja o primeiro a comentar

Atenção! Esse blog é pura fantasia de uma utopia! As postagens não expressam a opinião da autora.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO