Emblemas (logotipos) de algumas marcas de carros, e seus significados. [parte V - Final]
Renault: O losango parecido com um diamante foi adotado em 1925, para sugerir sofisticação e prestígio. Desde então, teve quatro mudanças de visual. O primeiro símbolo, de 1898, eram dois 'R', em homenagem aos irmãos Louis e Marcel Renault, fundadores da marca francesa.
Rolls Royce: Os dois 'R' do logotipo eram estampados em vermelho. Com a morte de seus dois fundadores, Charles Rolls (1910) e Frederick Royce (1933), as letras passaram a ser grafadas em preto, em sinal de luto.
Rolls Royce: Os dois 'R' do logotipo eram estampados em vermelho. Com a morte de seus dois fundadores, Charles Rolls (1910) e Frederick Royce (1933), as letras passaram a ser grafadas em preto, em sinal de luto.
Saab: Uma das marcas sob controle da GM, a sueca Saab começou a fabricar aviões em 1938. O nome vem de Svenska Aeroplan Akteebolaget. A produção de automóveis começou em 1959. O logotipo circular tem um animal mitológico com cabeça de águia e garras de leão, símbolo da vigilância. O azul de fundo é a cor da marinha.
Simca: No Brasil, marca de prestígio que gozava da fama de ser frágil. Mas não havia como negar que o Chambord (depois Tufão) era um carro lindíssimo! A marca nasceu na França como uma importadora de carros Fiat, e seu nome era formado pelas iniciais de: Sociedade Industrial de Mecânica e Carrocerias Automóveis.
Subaru: Na língua japonesa, Subaru tem o significado de 'plêiade' (conjunto de estrelas). Isso explica a constelação adotada como logotipo da marca.
Volkswagen: Um dos mais familiares símbolos entre as marcas de veículos, este círculo envolve um 'V' e um 'W', iniciais de volks (em alemão: povo) e wagen (vagão, veículo), ou seja: carro do povo, ou popular, já naquela época! Foi encomendado pelo próprio governo alemão ao engenheiro Ferdinand Porsche (o próprio). Por isso ambos os veículos usavam motores refrigerados a ar até pouco tempo atrás.
Volvo: O polêmico logotipo da marca sueca (que hoje é controlada pela Ford) é o símbolo da masculinidade e por esse motivo já foi muito contestado por movimentos feministas na Europa. Esse símbolo era usado pelos alquimistas pararepresentar o metal, uma alusão que a Volvo fez à durabilidade dos seus veículos.
Veja também:
Emblemas (logotipos) I
Emblemas (logotipos) II
Emblemas (logotipos) III
Emblemas (logotipos) IV
Dica do amigo Dourado, saiba muito mais no site em inglês, Neatorama.
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário