segunda-feira, 14 de abril de 2008

28 Dicas para uma direção econômica


1. Calibragem de pneus

Com o pneu descalibrado, além de aumentar o seu desgaste, aumenta também o consumo de combustível em até 5%, pois aumenta a banda de rodagem, o arrasto, a aderência e o peso, exigindo mais aceleração. Mantenha sempre seus pneus calibrados.

2. Vidros abertos em rodovias

Trafegar com os vidros abertos em rodovias provoca o que chamamos de efeito balão, ou seja, o vento entra no interior do veículo alterando sua aerodinâmica e conseqüentemente sua performance. Se for realmente necessária a abertura dos vidros, abra todos os demais vidros na mesma proporção, mantendo assim equilíbrio da circulação.

3. Nível do combustível

Rodar com o tanque de combustível cheio ajuda na pressão da bomba. Por isso, com o tanque em nível baixo ( reserva ), o consumo é maior. Mantenha seu tanque de combustível acima de três quartos, sempre que possível.

4. Chaveiro

Quando se usa junto com a chave do veículo um molho de chaves pesado, com o movimento, prejudica-se o miolo de ignição do veículo, danificando-o com o tempo. Tenha um chaveiro exclusivamente para a chave de seu veículo.

5. Estacionamento

Estacionar com uma das rodas em cima da calçada ou guia provoca torção no chassi, comprometendo o fechamento das portas e afetando o alinhamento da suspensão. Verifique sempre este fator ao estacionar seu veículo.

6. Vidros elétricos

Os vidros elétricos devem ser fechados um de cada vez. Reparem que os veículos novos que possuem trava de porta elétrica com fechamento automático dos vidros, fecham um de cada vez, para evitar o desgaste da bateria. Feche os vidros elétricos do seu veículo com ele ainda em funcionamento.

7. Acessórios

Não acione a partida de ignição do seu veículo com algum acessório ligado ( lanterna, som etc.). Isso exige muito da bateria, forçando-a a um desgaste desnecessário e reduzindo sua vida útil. Ligue todos seus acessórios somente com o motor do seu veículo em funcionamento.

8. Partida

Dê a partida de ignição do seu veículo com o pedal da embreagem pressionado. Isso deixa o motor mais leve, economizando a bateria. Ao dar a partida de ignição em seu veículo, acione a chave até que acendam as luzes do painel, aguarde por pelo menos 10 segundos e acione.

9. Óleo

Você sabe quais as especificações do óleo da última troca que você fez? Você costuma deixar essa decisão para o frentista? Fique atento, pois ele pode ter colocado um óleo 10w-40 ( óleo sintético ), enquanto que o ideal poderia ser um óleo 20w-50 ( óleo mineral ), ou vice-versa, podendo ser insuficiente sua viscosidade, comprometendo a vida útil do seu motor. Verifique as especificações do seu veículo.

10. Injeção eletrônica

Se houver a necessidade de retirar a bateria de carros que possuem injeção eletrônica, computador de bordo e outros dispositivos elétricos, evite recolocar a bateria de imediato, pois pode provocar alguma pane no sistema. Sugerimos que espere por 15 minutos.

11. Peso do veículo

A cada 50 kg a mais que você transporta em seu veículo, equivalem a 1% de aumento no consumo, seja de combustível, desgastes de suspensão, pneus e etc... Evite transportar cargas desnecessárias em seu veículo.

12. Combustível

Saiba de algumas dicas para identificar um possível combustível adulterado:
O consumo aumenta sem motivos; Desempenho prejudicado, principalmente em aclive; Dificuldade na ignição com o motor frio; O veículo não se mantém na marcha lenta ('morre' aleatoriamente). Sons de pino do motor batendo ao acelerar o veículo (a combustão ocorre em momento errado).

13. Partida com motor frio

Não há qualquer vantagem ou necessidade em aquecer o motor antes de partir com seu veículo, aqueça-o em movimento. Em veículo sem injeção eletrônica, se houver a necessidade de aquecer o motor para evitar que ele falhe, aqueça-o em aceleração constante.

14. Controle do consumo de combustível

Anote a quantidade de combustível abastecida e a quilometragem percorrida, faça esse acompanhamento periodicamente, se houver variações, pode ser um sinal de combustível adulterado, motor desregulado etc...
Saiba que haverá variações no consumo entre rodovias e vias urbanas, principalmente em congestionamentos.

15. Regulagem do motor

O motor desregulado pode consumir até 60% a mais de combustível que o normal, esteja sempre atento à regulagem do motor, a manutenção preventiva é muito mais barata que a manutenção corretiva.

16. Velas de ignição

Com apenas uma das velas falhando em seu veículo, você pode ter o consumo de combustível aumentado em até 10%. Verifique periodicamente também os cabos das velas.

17. Velocidade

Um veículo a uma velocidade de 80 km/h pode ter seu consumo de combustível reduzido em até 20% se comparado a uma velocidade de 100 km/h.

18. Óleo do motor (2)

Existem alguns detalhes no que diz respeito à troca de óleo que são fundamentais que você saiba, verifique as recomendações do fabricante e a quilometragem para cada troca, mas se você circula com seu veículo sempre em pequenos trajetos, congestionamentos, não costuma trafegar em rodovias, recomendamos que a troca de óleo seja feita na metade do tempo recomendado pelo fabricante.

19. Filtro de Ar

O filtro de ar obstruído perde suas funções de proteção a sujeiras, impedindo a entrada de ar no sistema de injeção eletrônica, gerando maior consumo.

20. Freios

Evite frear seu veículo quando, inevitavelmente, passar por um 'buraco' na via. Com o acionamento dos freios, a roda pode travar, gerando um impacto maior, o que sobrecarrega a suspensão, o pneu e o próprio sistema de freios.

21. Lombada ou 'Quebra Molas'

Ao deparar-se com uma lombada ou quebra molas, nunca passe transversalmente ( cada roda de uma vez ). Isso pode danificar as buchas da suspensão, amortecedores e rolamentos. Além disso, provoca maior torção na carroceria do seu veículo, o que pode empenar o monobloco.

22. Embreagem

Não usar o pedal de embreagem como apoio dos pés, as alavancas desse sistema são responsáveis por multiplicar de 08 para 400 quilos o peso aplicado sobre o pedal. O pé constantemente apoiado sobre o pedal acelera o desgaste do disco, molas e rolamentos em até 40%.

23. Mão na alavanca de câmbio

Dirigir com a mão apoiada sobre a alavanca de marchas força o trambulador (peça fundamental na ligação entre o câmbio e as engrenagens da transmissão) e seus terminais, que podem desgastar-se excessivamente.

24. Ligar uma bateria em bom estado na descarregada (a famosa 'chupeta')

Se for necessário esse procedimento, tome cuidado para não inverter os pólos. Isso poderia queimar a central eletrônica, que poderá custar mais de R$ 1.000,00, dependendo do modelo do veículo.

25. Pegar no Tranco

Em carros com injeção eletrônica, se a bateria estiver arriada, a central eletrônica não funcionará com menos de oito volts. Nesse caso, mesmo que o motor funcione, há ainda o risco da correia dentada não suportar o tranco e 'pular alguns dentes', quebrando a harmonia de funcionamento do motor e criando o sério risco de empenar as válvulas. Nesse caso, o prejuízo é grande. E outro problema decorrente deste hábito é que o combustível não queimado que descer pelo coletor de escape pode danificar de forma irreversível o catalisador. O mesmo deve ser evitado em carros com carburador ( sem injeção eletrônica ), pois pode - no mínimo - desregular o ponto.

26. Cano de Descarga (Escapamento)

A qualquer sinal de ruídos estranhos (o escapamento está barulhento), é sinal de que, ou está furado, ou está vazando compressão por uma de suas juntas. Isso, além de provocar barulhos excessivos, também altera o rendimento e o consumo. Também aconselhamos a manutenção preventiva, pois uma simples borracha de sustentação quebrada, pode danificar o escapamento.

27. Banguela

Na ânsia por economizar, alguns motoristas deixam o carro em ponto morto nas descidas. Nos veículos que têm injeção eletrônica, essa prática aumenta o consumo, além de sobrecarregar o sistema de freios, que não poderá contar com o freio motor para auxiliá-lo. Além disso, essa prática, mantém o motor em baixa rotação, e com o vento forte no radiador, reduz a temperatura drasticamente, podendo gerar um choque térmico que provoca a queima da junta do cabeçote e trincas na carcaça.

28. Última acelerada

Motoristas que têm esse hábito antes de desligar o carro não sabem que isso só serve para desperdiçar combustível e aumentar as chances de danificar o motor. Isso porque o combustível não queimado irá 'lavar' o óleo das paredes do cilindro do motor. Quando ligar o carro novamente, anéis e pistão vão funcionar, por alguns instantes, sem lubrificação e desgastar mais rápido.

Seja o primeiro a comentar

Atenção! Esse blog é pura fantasia de uma utopia! As postagens não expressam a opinião da autora.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO