segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Profissões do Futuro

Matéria de 07/02/08 - Seja Bixo

* Por Alexandre Xandó dos Santos - Professor do Instituto Sedes Sapientiae

Apostas em Computação e Turismo eram dadas como tiros certeiros na direção do sucesso profissional, pois com o advento da Internet (na computação) e da globalização (no turismo) inúmeros postos de trabalho seriam criados. A necessidade de mão-de-obra qualificada expandiria o mercado de informática para operadores, programadores e analistas. A inserção do Brasil no mercado global, derrubaria fronteiras aumentando nosso potencial turístico e expandindo o mercado de trabalho desse setor.

Pois bem, a Internet é hoje uma realidade e o Brasil faz parte desse novo mundo globalizado, contudo as tais profissões do futuro no século passado não se tornaram a Meca do emprego. No ramo da informática ela se tornou uma ferramenta de rápida e fácil absorção, dominada por um monopólio tecnológico (como a Microsoft) e por uma enxurrada de especialistas que passaram a disputar um mercado profissional, hoje saturado. No turismo, acontecimentos inesperados como o do ataque às torres gêmeas em Nova Iorque, fizeram mudar toda a dinâmica dessa economia, diminuindo drasticamente o fluxo turístico em todo o mundo. No Brasil os recentes problemas com o transporte aéreo também trazem dificuldades nesse sentido.

Esse exemplo dado acima, procura mostrar que a tentativa de apontar uma profissão de sucesso certo no futuro é uma aposta equivocada, pois o sucesso ou não de uma profissão vai além de apenas tendências lineares. Além disso, uma profissão tida como do futuro na realidade é algo do presente.

Uma nova carreira é fruto da máxima especialização de uma carreira atual já existente. Por exemplo: da necessidade de especialização do trato bucal na Medicina surgiu a Odontologia, quando houve a necessidade da especialização de prótese dentária na Odontologia surgiu a figura do Protético, ou seja, essas profissões não eram do futuro, mas já existiam como prática disseminada no presente, o que houve foi apenas uma organização formal dela como carreira profissional.

Assim quando uma carreira surge ela é fruto de um desenvolvimento natural de uma carreira anterior e mais abrangente que si mesma. Qualquer projeção futura é especulação.

Escolher uma carreira pensando no mercado de trabalho futuro é uma escolha arriscada. O ideal é escolher uma carreira que permita você expressar suas características. A profissão que você exercer poderá gerar uma outra no futuro, a qual terá sua colaboração na gênese da mesma e assim e, como criador de uma “profissão do futuro”, será o primeiro a colher os frutos dela.


[Para meus colegas que também estão em busca de uma graduação, não siga as tendências e sim seu coração. Beijos da Emily]

Seja o primeiro a comentar

Atenção! Esse blog é pura fantasia de uma utopia! As postagens não expressam a opinião da autora.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO