sábado, 9 de fevereiro de 2008

O que não falar na entrevista de emprego!

Entrevista, momento de nervosismo, mas você sabe o que devemos evitar de falar?
Dicas de Bom Emprego


1) ...para não usar o 'gerundismo': tradução literal do inglês popularizada pelos atendentes de telemarketing, é muito usado hoje em dia apesar de ser considerado erro grave na língua portuguesa. Além do mais, o gerundismo não demostra só desconhecimento do português. Passa também fraqueza de ação. Se você "vai estar fazendo", por que ainda não fez?

2) ...para não falar "eu acho" muitas vezes: é difícil não falarmos "eu acho" quando somos perguntados sobre algo, não é mesmo? No entanto, se dito muitas vezes, pode parecer que você está em dúvida, inseguro. Sensação de insegurança não combina com entrevista emprego! Substitua o termo por "eu penso" ou "meu posicionamento é de que...". No mínimo fica mais chique.

3) ...para não usar gírias: taí outra coisa que não combina com entrevista de emprego, linguagem informal demais.

4) ...para não falar que gosta de trabalhar sozinho ou não gosta de trabalhar em grupo: essa é totalmente furada. Qualquer posição hoje em dia exige uma certa interação. Se não é com o cliente, é com fornecedores, com prestadores de serviço ou, no mínimo, com seus colegas da sala do lado. Portanto, viva o trabalho em equipe!

5) ...para não falar uma coisa e seu corpo dizer outra: aqui o chavão "o corpo fala" serve. Boa postura ao sentar, com os ombros retos, mostra confiança e credibilidade. Ao contrário, não olhar nos olhos do interlocutor demonstra uma certa timidez ou insegurança. Braços cruzados na altura do peito é sinal de pouco interresse. Por outro lado, sentar muito solto na cadeira também passa desinteresse, e o que é pior, com um toque de arrogância. E arrogância também não combina com entrevista de emprego.

[bem nesses momentos, eu só quero ficar quieta mesmo =)]

Seja o primeiro a comentar

Atenção! Esse blog é pura fantasia de uma utopia! As postagens não expressam a opinião da autora.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO