segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Firefox o melhor navegador =D


Em conjunto com a minha parceira Alanna Blogada. Convido a todos a também usar o Firefox. Eu já uso e sou apaixonada, são tantas extenções, skins, vale a pena! Abaixo vou postar a matéria do blog dela. Vamos gente, não custa nada ler um pouquinho. =)
.........................................................................................................

Olá, pessoal que acompanha o blog da Alanna. Tudo bem com vocês?

Bem, eu pedi para escrever um artigo no blog por um motivo: alertar vocês sobre uma coisa. Antes disso, vou me apresentar melhor.

Meu nome é Tárcio Zemel. Além de namorado da Alanna, eu sou desenvolvedor web, quer dizer, faço sites para as pessoas, dentre outras coisas relacionadas. O fato é que, analizando algumas estatísticas de acesso, a Alanna viu que mais de 75% dos leitores do Alanna Blogada estão utilizando o navegador Internet Explorer… “E daí?”, podem perguntar alguns. E é justamente este o “alerta” que eu gostaria de fazer.

Eu gostaria de alertá-los que a experiência que vocês têm na internet pode ser bem melhor! Vocês podem desfrutar muito mais dos benefícios que a web tem a oferecer, se quiserem! Para isso, basta fazer uma simples coisa: parar de usar o Internet Explorer! Pode parecer “forte” da primeira vez, mas é isso mesmo! Para ter uma melhor experiência na web, é preciso parar de usar o Internet Explorer!

Na verdade, por que vocês o utilizam? Certamente a maioria o faz por desconhecer a existência de outros browsers. Fiquem sabendo que existem mais de uma dúzia de outros navegadores! Eu gostaria de falar especialmente de um: Firefox.

Firefox é um navegador muito bom, mesmo! Vejam algumas vantagens:

Segurança

O Firefox é mais seguro que o Internet Explorer. Ele é feito por milhares de pessoas, enquanto o IE é mantido por um pequeno grupo de pessoas. “Mil olhos” enxergam mais erros e vulnerabilidades (e os consertam) bem mais facilmente que “alguns olhos”, não é? Na verdade, qualquer um que saiba programar (“fazer software”, para simplificar) pode contribuir com a “comunidade” Firefox e ajudar o navegador a ficar ainda melhor!

Flexibilidade

Devido ao fato de o Firefox ser feito por milhares de programadores ao redor do mundo (muitos deles fazem trabalho voluntário, quer dizer, ajudam a melhorar o Firefox de graça!), é muito mais fácil e rápido implementar alguma funcionalidade no browser. Em função disso, o Firefox tem sempre o mais moderno e seguro em relação aos programas para navegar na internet!

Atendimento a normas internacionais

Existe um consórcio internacional, o W3C, que especifica como as pessoas devem desenvolver um web site. Seguindo estas normas, os desenvolvedores, como eu, tem a oportunidade de apresentar sites melhores e otimizados para as pessoas. Entretanto, os navegadores também devem seguir o que o W3C especifica, para que este trabalho de fazer os sites não seja em vão.

O Internet Explorer praticamente nunca seguiu estas regras internacionais, o que dá maior trabalho para os desenvolvedores de site e, também, para as pessoas que os visitam.

Já o Firefox segue as normas internacionais e proporciona uma navegação otimizada para aqueles que o utilizam.

Navegação por abas

“Navegação por abas” significa que você pode abrir vários sites diferentes na mesma janela. Não é preciso aquele monte de botões enchendo a barra de tarefas (a que fica ao lado do botão “Iniciar”). Com o Firefox, você abre cada site em uma aba, e pode navegar em diversos web sites ao mesmo tempo, com uma só janela. Isso ajuda a economizar memória do computador e, conseqüentemente, seu desempenho ser melhor.

A propósito, o Internet Explorer só foi implementar a navegação por abas em sua última versão, a 7, enquanto o Firefox sempre teve esta funcionalidade!

Restauração de sessões

Imagine que você está no Firefox, com vários sites abertos em suas abas e, por qualquer motivo que seja, o programa feche inesperadamente (pode ser um erro do Windows, a energia elétrica pode acabar de repente, um irmãozinho chato puxar a tomada do PC…). Assim que você abrir o Firefox novamente, ele “restaura sua sessão”, quer dizer, ele sabe exatamente em quais sites vocês estava e os abre novamente, exatamente no ponto em que a navegação foi interrompida!

Suporte a extensões

Esse é uma das melhores coisas ao se usar o Firefox: você pode instalar extensões nele e ter ainda mais funcionalidades! Estas extensões também são desenvolvidas por terceiros e são completamente gratuitas!

Para se ter uma noção, há extensões para fazer do Firefox um player de música, para ele exibir as buscas de fotos na internet em uma galeria 3D, para baixar vídeos do YouTube e outros sites de vídeos, e muito, muito mais! No site oficial, existe a possibilidade de se pesquisar por todas as extensões existentes.

E o melhor: se você quiser, pode aprender a programar e criar a sua própria extensão para o Firefox fazer o que você quiser!

Suporte a skins

Essa é outra das melhores características do Firefox! Ele tem suporte a skins (ou “temas”), ou seja, você pode mudar sua aparência! Qualquer pessoa que saiba programação pode criar seu próprio skin e deixar o Firefox com a cara que quiser!

No site oficial, também é possível ver todas as skins disponíveis! Vejam alguns exemplos:

Use Firefox!

Então, pessoal, o recado que eu queria dar é esse: usem Firefox!

Gostaria de fazer uma proposta a todos: usem o Firefox por 1 semana (sem sequer abrir o Internet Explorer). Instale algumas extensões, personalize com um skin, enfim, desfrute de tudo o que ele tem a oferecer!

Depois dessa semana de testes, volte a usar o Internet Explorer uma vezinha… Tenho certeza de que vocês perceberão a diferença!

Bem, então é isso. Fica dado o meu recado e espero que os leitores do Alanna Blogada tenham uma melhor experiência quando navegarem na web. Para isso, basta instalar o Firefox!

Abraços para todos!

.........................................................................................................

Baixe o Firefox Aqui! Aqui! Aqui!

2 Comentários:

Anônimo disse...

Ebaaa!
Que bom que aderiu à campanha!
Chega de monopólio! rsrsrs...

Quanto mais divukgação, melhor! ;-)

Bjinhus

Dourado disse...

Já uso faz um tempinho

é bom mesmo!!!!

Atenção! Esse blog é pura fantasia de uma utopia! As postagens não expressam a opinião da autora.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO