terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Falsas Pilhas Recarregáveis Sony

Aprenda a reconhecer as verdadeiras. Eu já cai nessa, e agora toda vez que vou a uma loja e vejo as falsificados, eu logo aviso ao vendedor, não quero que outras pessoas sejam ludibriadas como eu fui. Estamos falando das pilhas recarregáveis NIMH (Níquel Metal Hidreto) da Sony (AAA).

Dicas:

  1. As pilhas falsas costumam apelar para algumas vantagens para iludir o comprador: a primeira é o preço baixo e a segunda é a "qualidade superior". Entenda por esta "qualidade", a maior capacidade de armazenar energia. Isto quer dizer que enquanto as pilhas originais da Sony são de 2100mAh, 2300mAh e, muito recentemente, de 2500mAh, as pilhas falsas costumam ser de até 3000mAh, 3600mAh. Como eu sei disso? Basta dar uma navegada pela Internet, visitando os websites da Sony e procurando pelas pilhas recarregáveis (rechargeable battery). Então, se você encontrar as pilhas com a capacidade maior do que as que estão no site oficial da Sony, pode considerá-las falsas. E lembre-se que esta maior carga é apenas no rótulo, sendo que na realidade, muito menor do que uma original (10% da capacidade da original no máximo), além do risco de vazar dentro da máquina (numa dessa pode ser um adeus à máquina!).
  2. As pilhas da Sony são comercializadas em blisters com 2 unidades, logo, blisters com 4 ou 6 pilhas são provavelmente falsas. As exceções são as pilhas que vêm com o carregador (aqui vale a mesma dica do ítem 1 - dê uma olhada nos sites da Sony para ver os produtos), geralmente são 4 pilhas.
  3. A marca "HR" no fundo do polo negativo: já vi as pilhas "aparentemente verdadeiras" e que dão boa carga semelhante às das originais sem este "HR" no fundo, mas qualquer pilha da Sony sem esta marca, devem ser consideradas falsas até que prove o contrário. A presença deste "HR" não garante a originalidade!
  4. Presença de uma seqüência de 4 a 6 números em alto relevo e transparente no local do emendo do envólucro de plástico da pilha. É meio difícil de se ver. A ausência deste é sinônimo de pilha falsificada. Infelizmente não foi possível tirar uma boa foto deste detalhe, mas preste atenção nas fotos (Foto 7 e Foto 8).
  5. O logotipo reciclável na base da pilha, onde deve estar escrito: "RECYCLE" e "1.800.822.8837" (veja Foto 1). A presença deste logotipo não atesta a originalidade do produto, mas a ausência dele significa que a pilha é falsificada. A exceção é alguns lotes de pilha Stamina de 2500mAh (para mercado europeu e japonês) que mesmo sendo original, não traz este logotipo.
  6. O sulco na parte superior (polo positivo) da pilha deve se fina e rasa (veja Foto 3 e Foto 4). Esta diferença é muito notável; uma rápida olhada já dá para separar o joio do trigo.
  7. O bico do polo positivo é mais largo na pilha verdadeira quando comparada a uma pilha falsa (veja Foto 3 e Foto 4). Assim como a base do polo positivo é fosco (parece papel preto) na original e brilhante (parece plástico preto) na falsificada.
  8. No caso das pilhas STAMINA que vem com estojinho, veja a diferença do verdadeiro do falso (veja Foto 5 e Foto 6). Obs: as pilhas Staminas de 2500mAh vendidos nos sites sonystyle.com e sonystyle.com.br não vêm com esta capinha, logo se encontrar Staminas de 2500mAh com estojo, desconfie e preste atenção nos outros detalhes.
  9. Uma coisa que aprendi é que se você falar firmemente e com convicção "você não tem pilhas verdadeiras?", a maioria dos vendedores se entregam. Mas, obviamente você precisa saber reconhecer as verdadeiras e as falsas.
  10. Cuidado para adquirir as pilhas pelo mercadolivre ou arremate, pois 99,99...% dos casos, as pilhas são falsas. E não se deixem enganar pelas fotos do anunciante, pois além de não dar para ver os detalhes, na maioria das vezes o produto entregue não é o da foto do anúncio. Comprar nas lojas aparentemente idôneas, não garante que o produto seja original. Às vezes o próprio lojista é enganado e não sabe que o produto que está vendendo é falso.

Clique nas imagens para ver melhor os detalhes.

Foto 1: A pilha do meio é a falsa. Note a ausência do logotipo de reciclagem (círculo e setas pretas) e a profundidade do sulco da extremidade positiva (setas vermelhas).



Foto 3: A pilha da esquerda é a falsa. Note a profundidade e a largura do sulco da extremidade positiva das pilhas. A original este sulco é bem rasa e fina. Também observe a largura do bico do polo positivo (o do original é mais largo).



Foto 4: A pilha da esquerda é a falsa. Note a profundidade e a largura do sulco da extremidade positiva das pilhas. A original este sulco é bem rasa e fina, quase uma linha, enquando o sulco da pilha falsa é profunda e larga, quase uma vala. Também observe a largura do bico do polo positivo (o do original é mais largo).



Foto 5: O estojo da esquerda é falso: Note que o original da direita tem o nome Sony.



Foto 6: O estojo da esquerda é falso: Note que o original da direta tem um separador e o falso não tem.



Fotos 7 e 8: Preste atenção da numeração (lote?) em alto-relevo transparente:




Conclusão: não há como determinar se uma pilha é falsificada através de apenas um só detalhe, mas juntando vários detalhes, dá para pelo menos desconfiar daquelas pilhas com falsificação mais grosseira. Os detalhes dos ítens 4, 6 e 7 são as mais importantes, já que ainda não ví a pilha falsa que conseguiu imitá-los. Além dos detalhes acima mencionados, posso ainda citar os detalhes do peso, da cor das letras, tamanho das letras, etc., mas de pouca praticidade, já que você precisa ter as pilhas verdadeiras na mão para comparação. Espero que o conteúdo desta página possa lhe ser útil de alguma forma.



5 Comentários:

Dourado disse...

Ótima dica,

gostei muito!

abraços

http://querumbloggratuito.blogspot.com/

Unknown disse...

Que Deus te abençoe muito pela idéia de colocar essas informações para que outras pessoas saibam identificar pilhas falsas. Infelizmente eu também caí nessa, mas vou correr atrás do prejuízo.

Flavia disse...

Nossa, muito bom, hein!! Já tinha visto posts como esse, mas eram antigos. Não existia nem pilhas 2500mAh ainda... O que eu achei interessante quando fui procurar pilhas também é que existem vendedores com carregadores com 4 pilhas 2500mAh. Sendo que no site da Sony, o mesmo carregador vem apenas com pilhas 2100mAh....

Carvalho disse...

Cara Muito muito mas Muuuito obrigado pela brilhante ideia de postar estas informações. Garanto que vc ajudou e esta ajudando muitas pessoas, assim como me ajudou.
Obrigado.

mgruber disse...

Boa dica, mas um detalhe. O texto original menciona que o tamanho da pilha é o AAA (palito), mas os valores e fotos mostradas correspondem ao tamnaho AA...

Atenção! Esse blog é pura fantasia de uma utopia! As postagens não expressam a opinião da autora.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO